COMO ELIMINAR A CONGESTÃO NASAL EM POUCOS MINUTOS SEM MEDICAMENTOS

13/07/2016 18:14

As mudanças climáticas e a queda de temperatura são causas comuns da congestão nasal, o popular "nariz entupido".

O que isso significa?

Que a passagem do ar pelas vias nasais fica bastante comprometida.

A situação é tão desconfortável que prejudica até na hora de comer e sentir o sabor dos alimentos.

Essa congestão nasal nada mais é que a inflamação das membranas que revestem o nariz.
 
Trata-se de um sintoma, e não de uma doença.

E é uma inflamação, e não uma simples acumulação de muco, como muitos pensam.

Gripe, sinusite aguda ou resfriados acompanham a inflamação, que produz uma abundante produção de muco.

Geralmente o problema dura uma semana, mas pode ser mais demorado se você sofre com rinite alérgica ou problemas respiratórios.

O congestão nasal costuma vir acompanhada de:

1. Sensibilidade na garganta

2. Fadiga

3. Dores de cabeça

4. Ouvidos fechados

Para prevenir o problema, procure:

- Consumir vitamina C

- Beber bastante água

- Não fumar

- Não beber leite de vaca nem consumir derivados

- Evitar lugares úmidos e empoeirados
 
Além dessas dicas, você pode combater a congestão nasal com estes exercícios, que funcionam na maioria das vezes:

EXERCÍCIO 1

Sente numa cadeira, com a coluna reta e incline levemente a cabeça para trás.

Em todo o momento a boca deve permanecer fechada.

Procure respirar pelo nariz, mas se não conseguir, abra levemente a boca.

Respire e feche a boca imediatamente.

Feche as narinas com os dedos e segure a respiração.

Suavemente comece a inclinar a cabeça para frente e para trás (tente tocar o peito com o queixo e depoisjogue a cabeça para trás de forma que ela se aproxime o máximo possível da coluna).

Continue segurando a respiração, nariz e boca fechados, e prossiga movimentando a cabeça para a frente e para trás.

A ideia é que você segure a respiração até não aguentar mais e ao mesmo tempo faça com a cabeça o movimento descrito.

Quando não mais aguentar, destape as narinas e respire pelo nariz, mantendo a boca fechada.

Faça uma respiração profunda até encher os pulmões.

Depois passe a respirar normal e tranquilamente apenas pelo nariz.

Continue sentado, relaxado e respirando somente pelo nariz ao menos por mais dois minutos.

Se o quadro de congestão for severo, talvez seja necessário repetir tudo mais uma vez.