CONHEÇA MITOS E VERDADES SOBRE A GRAVIDEZ

09/05/2013 21:25

 

Durante os nove meses de gestação, a mulher é bombardeada por informações, muitas delas não passam de crendices populares e apenas aumentam as dúvidas da futura mamãe. Limão combate o enjoo? Grávidas devem ficar distantes de gatos? Piscina quente pode antecipar o trabalho de parto?

Para que as homenageadas do próximo domingo (12/5) comemorem o Dia das Mães com menos dúvidas, a coordenadora de obstetrícia do Hospital Fêmina, vinculado ao Ministério da Saúde, Sandra Canali, desvendaestes e outros mitos comuns sobre a gravidez.

Já que estou grávida, preciso comer por dois? Mito. “Pelo contrário, o ideal é que a grávida não coma tanto. Durante a gestação, é importante uma dieta balanceada, saudável, que inclua todos os grupos alimentares. O organismo mesmo se encarrega de fazer a distribuição. Caso a gestante tenha alguma doença, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e necessite de orientação nutricional específica, é necessário procurar um nutricionista. Uma dica válida é que alimentação rica em fibra auxilia nos problemas intestinais, comuns em grávidas”, explica.

Engordar muito significa que o bebé será grande? Mito. “O ideal é ter um aumento de peso dentro da forma esperada, que é entre nove e 14 quilos. Engordar muito aumenta as chances de desenvolver diabetes gestacional e não influencia no tamanho do bebê. Isso é definido pela constituição da criança”, ressalta.

Consumir bebidas alcoólicas durante gravidez não faz mal? Mito. “O álcool não é adequado para ser consumido durante a gestação porque pode restringir o crescimento e até causar má formação no bebê. Também é mito que cerveja preta faz a mulher produzir mais leite”, esclarece.

Beber muito leite é importante para produzir leite materno? Mito. “O que é importante para produção do leite materno é a ingestão de água. É essencial a mulher manter-se hidratada. O consumo do leite e derivados não está relacionado à produção de leite materno”.

Ficar sem comer muito tempo piora o enjoo? Verdade. “O enjoo faz parte do pacote da gravidez, especialmente no primeiro trimestre. É preciso um pouco de paciência, pois esses incômodos vão passar. Para aliviar, o ideal é comer em pouca quantidade, várias vezes ao dia. Assim, a gestante não se sente estufada.”

Comer bolachas de água e sal alivia o mal-estar e salivação? Mito. “O ideal é deixar a boca refrescada, como tomar um chá gelado. Outra dica é manter sempre os dentes escovados, pois o hálito refrescante ajuda a diminuir a sensação de náusea.”

Ingerir limão combate o enjoo? Mito. “O limão é ácido e piora o enjoo. O ideal é ingerir comidas leves, fracionadas e geladas. Uma boa opção para combater a náusea é a gelatina”, indica.

Se a gestante tiver muita azia, significa que o bebé vai ser cabeludo? Mito. “A azia é muito comum durante a gestação porque o útero cresce e empurra o estômago.”

As grávidas não devem ter contato com gatos? Meia verdade. “Existe uma preocupação com a toxoplasmose, que é transmitida pelas fezes do gato. Se a grávida tiver gatos, o recomendado é mantê-los sempre bem limpos e recolher diariamente a caixinha de areia. A toxoplasmose é transmitida, na maioria das vezes, por vegetais mal lavados antes de consumidos. Por isso, o ideal é evitar a ingestão de verduras cruas na rua”, alerta.

A pele da grávida pode manchar se exposta ao sol? Verdade. “Às vezes, as manchas surgem até nas grávidas que não se expõem ao sol. Durante a gestação, aumenta a produção da progesterona, que favorece o aparecimento de manchas. Depois que esses hormônios param de ser produzidos, a pele volta ao normal.”

A mulher deve evitar fazer sauna durante a gravidez? Meia verdade. “Sauna e gravidez podem combinar desde que a atividade seja feita a uma temperatura relativamente baixa. Não é recomendado usar saunas com temperaturas acima dos 30 graus. É importante observar que as grávidas que têm tendência natural à pressão baixa ficam mais suscetíveis a desmaios e a sensação de mal-estar.”

Se a gestante fumar corre o risco do bebê nascer com baixo peso? Verdade. “O consumo do cigarro ou outros produtos derivados do tabaco é prejudicial à saúde. Além disso, se a grávida fumar há chance do bebê nascer prematuro.”

Durante a gravidez deve-se lavar o mamilo com a bucha vegetal para ele não rachar quando amamentar? Verdade. “Com este estímulo mecânico, a pele do mamilo fica mais resistente. Isto é muito recomendado para evitar rachaduras durante a amamentação.”

Grávida não pode tomar banho em piscina quente para não entrar em trabalho de parto? Mito. “Banho quente não estimula o parto em nenhuma fase da gravidez. Já para as mulheres em trabalho de parto, entrar na água morna é positivo, já que ajuda a relaxar.”

Fonte: Ana Paula Ferraz e Érica Santos / Comunicação Interna do Ministério da Saúde