FRUTAS PARA REDUZIR O ÁCIDO ÚRICO

12/03/2015 00:53

Frutas adequadas para reduzir o ácido úrico

Ácido úrico. Um problema muito presente em parte da população que causa graves problemas de saúde. Todos nós dispomos deste composto no sangue, mas em pequenas quantidades que tendem a ser manter sempre em níveis normais. Um modo de conseguir a normalidade é cuidar da alimentação e consumir frutas adequadas. Veja a seguir quais são essas frutas.

 

O que é o ácido úrico e por que o corpo o produz?

acido urico

O ácido úrico é basicamente um produto de descarte de nosso sangue. Células mortas e purinas dos alimentos. Normalmente, tal e como indicamos antes todos nós dispomos de certo nível de ácido úrico, mas se não cuidarmos de nossa alimentação, este elemento pode ser produzido em excesso. Nossos rins não o filtram de modo adequado e o ácido úrico se concentra originando uma condição conhecida como hiperuricemia.

Se não controlarmos essa condição, os níveis de ácido úrico seguem elevando-se e corremos o risco de formação de cristais do mesmo nas articulações e tecidos, originando o que todos conhecem como gota, essa incômoda e dolorosa inflamação das articulações – muito típica nos dedos dos pés – com um avermelhamento muito característico.

E quais alimentos deveram ser evitados? Com um pouco de esforço, esta doença pode ser vencida, assim que, lembre-se, evite antes de tudo as carnes vermelhas, a carne conhecida como de caça, as bebidas alcoólicas, o café, entre outros.

Frutas adequadas para reduzir o ácido úrico

1. Laranjas e limões

suco-de-laranja

Todo mundo gosta, sem dúvida. Que tal então nos acostumarmos começar o dia com um suco de limão com água em jejum? Simplesmente ideal. Mais tarde, podemos seguir com outro suco de laranja, uma torrada integral com azeite de oliva e umas nozes. Perfeito. A vitamina C é magnífica para reduzir o ácido úrico no sangue. Ela vai desfazendo aqueles cristais aderidos em nossas articulações, nos ajudando a eliminá-los. Não se esqueça de que neste grupo também estão as limas e as toranjas, assim que tenha eles em consideração. Dentro desta variedade de frutas ricas em vitamina C saiba sempre que um par de sucos por dia pode ajudar.

2. As maçãs

maça-verde

Saborosas maçãs verdes ou vermelhas, não importa, são simplesmente magníficas para reduzir o ácido úrico. Recomendamos em especial tomar seu suco da seguinte maneira: descasque e corte em pedaços três maçãs e adicione um litro de água. Cozinhe-as durante meia hora, para obter um suco maravilhoso e muito terapêutico para ser tomado ao longo do dia. Não inclua açúcar!

3. Os morangos

morango

Se for possível, aproveite a temporada e consuma os morangos diariamente. São ricos em vitamina C e seus componentes essenciais são muito adequados para desfazer dessas purinas presentes em nosso sangue que os rins não podem eliminar.

Você pode consumir os morangos, por exemplo, no café da manhã, assim como sua água, também seria adequado cozinhá-los e depois batê-los no liquidificador junto com um pouco de água. E como sempre, lembre-se de não adicionar açúcar, muito menos escolher aqueles que estejam mais maduros, já que seu nível de glicose será talvez muito elevado.

4. Os mirtilos

mirtilo

Sabemos que estas frutas não são fáceis de serem encontradas em todos os países, mas em geral são consideradas uma das frutas com maiores benefícios medicinais para tratar o ácido úrico. Se você sofre com esta doença seria necessário tentar encontrar os mirtilos, sua riqueza em vitamina C e antocianinas são muito efetivos, perfeitos, por exemplo, para consumir uma xícara desta saborosa fruta depois do almoço.

5. As cerejas

cereja-Dando

Quem não é apaixonado pelas cerejas? Estas pequenas frutas são ideais para reduzir tanto o ácido úrico como o colesterol. Sabemos que é uma fruta de temporada e que, em numerosos países tampouco são fáceis de conseguir. Mas, se você pode encontrá-las nas lojas, ainda que seja só o suco, não tenha dúvidas, será de grande ajuda. Basta consumir dez cerejas por dia para ir reduzindo o nível de ácido úrico. E sempre em sua forma natural, ou seja, não faça tortas ou geleias com elas, somente em sua forma natural. Limpe-as bem antes de consumi-las e se beneficie de seus benefícios.

Você já sabe, estas frutas são muito indicadas para reduzir o ácido úrico, mas o essencial é que as acompanhe com uma boa alimentação baixa em gorduras, onde não são incluídas as carnes vermelhas. Lembre-se, por exemplo, que uma verdura muito benéfica é a alcachofra.