CERCA DE SEIS MIL PESSOAS ACOMPANHAM VISITA DE DILMA EM ARAPONGAS

04/02/2013 19:00

O helicóptero da presidente Dilma Rousseff (PT) pousou por volta das 15 horas desta segunda-feira (4) no assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas, onde a presidente da República participa da inauguração da Agroindústria de Leite e Derivados da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (COPRAN).

Cerca de 6 mil pessoas acompanharam a chegada de Dilma no Norte do Paraná. Durante o evento, a presidente participa de um almoço feito com alimentos produzidos pelas famílias assentadas.

A estrutura da agroindústria com produção diária de 90 mi litros atenderá diretamente 4 mil famílias assentadas e pequenos produtores de Arapongas, Apucarana, Londrina e Maringá.

O evento estava marcado para 13 horas. O atraso ocorreu por causa da visita da presidente ao Show Rural, em Cascavel (oeste do Estado), no período da manhã. O governador Beto Richa e ministros acompanham Dilma durante a agenda no Paraná.

Dilma estará acompanhada da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho e outros integrantes do ministério. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), também estará no evento, juntamente com prefeitos, vereadores e autoridades da região norte do Paraná.

A Copran vai atender cerca de quatro mil famílias assentadas e pequenos produtores dos municípios de Apucarana, Arapongas, Londrina e Maringá. A expectativa é beneficiar cerca de 90 mil litros de leite por dia para a produção de produtos como queijo, ricota, requeijão, leite, bebida láctea, iogurte, manteiga e doce de leite.

As mercadorias vão ser comercializadas com a marca Campo Vivo, que fará parte dos 18 grupos que compõem a Rede de Cooperativas da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Paraná. O Assentamento Dorcelina Folador, onde o evento será realizado, existe há 11 anos e hoje abriga cerca de 600 pessoas em uma área de 756 hectares, usados para produção de alimentos.