SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TENTA VIABILIZAR INCLUSÃO DE PEIXE NA MERENDA ESCOLAR

24/01/2013 14:11

 

Os Secretários de Educação e Esportes do município de Rolândia, Rosane Benazi e Dirceu Mattos, respectivamente, estiveram reunidos com o prefeito Johnny Lehmann, no último dia 18 para definirem sobre a possibilidade de incluir no cardápio da merenda escolar filés e polpa de tilápia.
 

A intenção é aproveitar a logística e a aquisição dos produtos com preços mais acessíveis que os praticados no mercado, já que os produtos em questão seriam adquiridos das empresas Smartfish e Peixerol, aqui mesmo de Rolândia. João Carlos Rogério, sócio proprietário da Smartfish esteve no gabinete acompanhado do Engenheiro de Pesca da EMATER, Luiz Eduardo de Sá Barreto (também conhecido como Lulinha) para exemplificar as vantagens dos produtos, ricos em fonte de proteínas.

 

Hoje a empresa funciona com 22 produtores/parceiros de maneira integrada e está produzindo dois mil quilos/dia de filé de tilápia, que são encontrados nas maiores e melhores redes de supermercado do país. Estes 22 produtores reunidos possuem 211 mil metros quadrados de lâmina de água onde são produzidos os peixes para o abate e filetamento.

 

 

Neste processo 8% de carne permanece na carcaça do animal que colocado numa despolpadora origina um produto mais em conta (polpa) que se a chamada carne mecanicamente constituída que vira hambúrguer, croquete, bolinho, enfim, uma infinidade de opções para enriquecer o cardápio da merenda escolar.

 

Horaci Jaqueline Ribeiro, nutricionista da secretaria de educação, confirmou a possibilidade de incluir os dois produtos (filé e polpa) na merenda de forma gradativa, pois as crianças ainda não têm o hábito de consumir a iguaria. Horaci lembra que frango e carne bovina são incluídas na merenda escolar há anos.

 

O prefeito Johnny aprovou a iniciativa e espera que num prazo bastante curto todo o processo possa ser concluído proporcionando uma merenda mais rica e nutritiva nas mais de 3 mil refeições diárias servidas no município.

 

fonte: Prefeitura de Rolândia